Ouvindo...

Zema critica decisão de Moraes de manter decreto do IOF e faz investida contra Lula

Zema, que já admitiu a possibilidade de ser candidato à Presidência da República em 2026, vem em uma crescente contra o governo do presidente Lula

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo)

Em uma nova investida contra o governo federal, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), criticou, na noite desta quarta-feira (16), a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de suspender a decisão do Congresso Nacional e manter o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que reajustou as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

“Não concordo com a decisão do ministro Alexandre de Moraes de manter o aumento do IOF. E concordo ainda menos que o Lula ganhe mais essa no tapetão. O governo tem que entregar mais com o dinheiro que tem. Quem trabalha e produz não aguenta mais pagar imposto”, afirmou o governador nas redes sociais.

Leia também

Em sua decisão, Moraes manteve a derrubada do trecho do decreto que equiparava as operações de “risco sacado”, quando instituições antecipam valores para varejistas que venderam a prazo, a operações de crédito e estabelecia a incidência do IOF sobre a modalidade.

Ao derrubar o ato de Lula, o Congresso argumentou que houve um desvio de finalidade do governo ao usar o decreto para aumentar a arrecadação e não para regular o tributo, o que justificaria sua derrubada.

Zema, que já admitiu a possibilidade de ser candidato à Presidência da República em 2026, vem em uma crescente contra o governo do presidente Lula, com diversas críticas feitas à gestão do petista nos últimos meses.

O governador chegou a publicar imagens geradas com inteligência artificial que mostravam Lula como um “bebê reborn” e disparou: “Vendo bebê reborn governo Lula. Custa caro, apertou, faz caquinha, mas finge ser fofo”.

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.