Ouvindo...

Viana defende projeto para dar autonomia a CPIs e conter STF

Presidente da CPMI do INSS criticou concessão de habeas corpus pelo Supremo Tribunal Federal a investigados

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG)

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os descontos ilegais em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve votar nesta quinta-feira (25) uma minuta de um projeto de lei para conceder mais autonomia às CPIs.

Segundo o presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), o texto é uma resposta ao que considera uma invasão do Supremo Tribunal Federal (STF) em competências do Congresso Nacional, ao conceder habeas corpus a pessoas convocadas a prestar depoimento.

“O Parlamento não pode mais se acovardar. A gente tem que ter muita responsabilidade em tomar decisões para manter um Judiciário independente, respeitado, mas que também equilibre os Poderes”, declarou o parlamentar mineiro em entrevista à Itatiaia.

Leia também

A reação vem após o ministro André Mendonça, do STF, conceder habeas corpus facultando o comparecimento à CPMI a pessoas investigadas pelos descontos ilegais no INSS. Um desses casos é o do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, que se ausentou do colegiado após decisão da Corte.

“Que nós precisamos, como parlamentares, tomar uma atitude, eu não tenho dúvida nenhuma. Porque, caso contrário, essas pessoas vão continuar usando de artifícios, de recursos, para poder não responder à lei e pelos roubos que eles fizeram”, destacou Viana.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Kátia Pereira é jornalista formada pelo Uni-BH e tem especialização em História e Cultura Política pela UFMG. Está na Itatiaia desde 2002. Desde 2005 é titular do Jornal da Itatiaia 1ª Edição. Também apresenta o Jornal da Itatiaia Tarde, é editora e apresentadora do Palavra Aberta e apresenta conteúdo no canal da Itatiaia no Youtube. Recebeu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Âncora de Rádio. Tem passagens por Record TV Minas, Super Notícias/O Tempo e assessoria na Assembleia Legislativa
Eustáquio Ramos é repórter e apresentador da Itatiaia