Ouvindo...

Presidente da CPMI confirma depoimento do ‘Careca do INSS’ nesta quinta (25)

Senador Carlos Viana (Podemos-MG) afirmou ter feito um acordo o lobista Antônio Carlos Camilo Antunes para que ele compareça

O senador Carlos Viana (Podemos), presidente da CPMI do INSS

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG) disse que o depoimento do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, ao colegiado, marcado para esta quinta-feira (25), está confirmado após um acordo.

Em entrevista à Itatiaia, Viana afirmou ter declarado a Antunes que caso ele se ausentasse mais uma vez, decretaria a condução coercitiva da mulher e sócia do lobista, Tania Carvalho dos Santos, para ser ouvida pelos parlamentares.

“Quando nós colocamos com firmeza isso, ele aceitou. Ontem, pela manhã, deu um gesto de que talvez não viesse, eu relembrei o acordo, porque é um acordo. Eu não estou chamando ninguém por ser esposa de ninguém. Eu respeito a família de todo mundo, mas se a esposa foi sócia, ela tem explicações a dar. Mas se ele vier e responder, aí sim a gente pode entender que ela será apenas colocada nos autos, dependendo da culpa que tiver”, disse o senador.

Leia também

Convocado a comparecer na última semana, o empresário conseguiu um habeas corpus do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que tornou sua ida ao colegiado opcional e não mais obrigatória. Diante disso, Antunes faltou ao depoimento.

Segundo Viana, o único pedido do lobista para aceitar depor foi não ser transportado ao Congresso com algemas. Antunes está preso desde o último dia 12 na superintendência da Políca Federal (PF) em Brasília.

Segundo as investigações, o “Careca” atuava como intermediador entre sindicatos e associações, recebendo os recursos debitados ilegalmente dos aposentados e pensionistas e repassando parte deles a servidores do INSS, familiares ou empresas.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Kátia Pereira é jornalista formada pelo Uni-BH e tem especialização em História e Cultura Política pela UFMG. Está na Itatiaia desde 2002. Desde 2005 é titular do Jornal da Itatiaia 1ª Edição. Também apresenta o Jornal da Itatiaia Tarde, é editora e apresentadora do Palavra Aberta e apresenta conteúdo no canal da Itatiaia no Youtube. Recebeu o Troféu Mulher Imprensa na categoria Âncora de Rádio. Tem passagens por Record TV Minas, Super Notícias/O Tempo e assessoria na Assembleia Legislativa
Eustáquio Ramos é repórter e apresentador da Itatiaia