Ouvindo...

Tarifaço: Lula diz que ‘problema com os Estados Unidos será resolvido’

Presidente mencionou avanço nas negociações pela derrubada da sobretaxa aos produtos brasileiros

O presidente Lula (esq.) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (dir.)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (9) acreditar que o impasse tarifário com os Estados Unidos “será resolvido”. Ele conversou por telefone com o presidente norte-americano, Donald Trump, na última segunda-feira (6) sobre o assunto.

“Graças a Deus também, aquilo que parecia impossível, eu tive uma conversa com o presidente Trump segunda-feira, meia hora para o telefone, e eu acho que também o nosso problema com os Estados Unidos será resolvido”, declarou o petista em discurso durante a inauguração da fábrica da BYD, em Camaçari (BA).

Mais cedo, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, conversou por telefone com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, na primeira aproximação entre os dois governos após a conversa dos presidentes.

Em nota, o Itamaraty informou que, após um “diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral”, os chefes da diplomacia concordaram em se reunir em Washington para discutir o tarifaço sobre os produtos brasileiros. O encontro, no entanto, ainda será marcado.

Lula afirmou ainda que não tem “preferência por países” e quer “estabelecer uma relação civilizada com o mundo”.

“Porque a gente quer estar bem com a China, e a gente quer estar bem com os Estados Unidos, a gente quer estar bem com a Argentina, a gente quer estar bem com o Uruguai, a gente quer estar bem com a Bolívia. Nós não queremos estar mal com nenhum país”, disse.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.