Ouvindo...

Tarifa dos EUA: Lula cobra ‘respeito’ de Trump e anuncia que criará comitê de emergência

Donald Trump, presidente dos EUA, anunciou tarifa de 50% ao Brasil e citou Bolsonaro como justificativa

O presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quinta-feira (10) a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Para o petista, a medida foi “derespeitosa”.

Lula anunciou, em entrevista à Record, que vai criar um comitê para acompanhar a situação entre Brasil e Estados Unidos.

“Vamos criar um comitê, e os empresários vão participar, que a gente vai acompanhar dia a dia para repensar a política comercial com os Estados Unidos”, afirmou o presidente brasileiro.

Lula também voltou a afirmar que o Brasil vai usar a Lei da Reciprocidade como medida de resposta. “A primeira coisa que o povo brasileiro precisa saber é que quem tem que respeitar o Brasil e gostar do Brasil são os brasileiros. E, ao mesmo tempo, exigir que os outros nos respeitem”, afirmou ele.

A entrevista de Lula à Record vai ao ar na noite desta quinta.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universário de Brasília (Uniceub), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.