Ouvindo...

Tarifa dos EUA: Lula cobra ‘respeito’ de Trump e anuncia que criará comitê de emergência

Donald Trump, presidente dos EUA, anunciou tarifa de 50% ao Brasil e citou Bolsonaro como justificativa

O presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta quinta-feira (10) a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Para o petista, a medida foi “derespeitosa”.

Lula anunciou, em entrevista à Record, que vai criar um comitê para acompanhar a situação entre Brasil e Estados Unidos.

“Vamos criar um comitê, e os empresários vão participar, que a gente vai acompanhar dia a dia para repensar a política comercial com os Estados Unidos”, afirmou o presidente brasileiro.

Lula também voltou a afirmar que o Brasil vai usar a Lei da Reciprocidade como medida de resposta. “A primeira coisa que o povo brasileiro precisa saber é que quem tem que respeitar o Brasil e gostar do Brasil são os brasileiros. E, ao mesmo tempo, exigir que os outros nos respeitem”, afirmou ele.

A entrevista de Lula à Record vai ao ar na noite desta quinta.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.