O ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro, reagiu ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a suposta tentativa de interferência em investigações afirmando ter “medo zero dessa turma”, em publicação nas redes sociais. A primeira turma do STF formou maioria neste domingo (9) para tornar Tagliaferro réu em uma ação penal.
O perito foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por supostos crimes relacionados à tentativa de interferência em investigações e à ameaça ao funcionamento das instituições democráticas, afirmando que Moraes, enquanto presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), teria interferido nas eleições de 2025.
Segundo Moraes, Tagliaferro reforçou a “campanha de deslegitimação das instituições” com o vazamento de mensagens e dados sigilosos, criando um “ambiente de intimidação institucional”.
O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, votou pelo recebimento da denúncia apresentada pela PGR— voto que foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin. Ainda falta o voto da ministra Cármen Lúcia, que têm até meia-noite de sexta-feira para depositar seu voto.
Atualmente, Tagliaferro está fora do Brasil e vive na Itália. Em agosto deste ano, Moraes pediu sua extradição, mas, como Tagliaferro não foi condenado pela Justiça, ele não pode ser preso no país europeu.
Tagliaferro se manifestou sobre o julgamento por meio das redes sociais
Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.
Ouvindo...
Entrar
Olá,
Faça seu login e tenha acesso a conteúdos personalizados
e mais experiências