O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu habeas corpus a Igor Dias Delecrode, ex-presidente da Aasap (Associação de Amparo Social ao Aposentado e Pensionista), que depõe nesta segunda-feira (10) à CPMI do INSS, às 16h.
Delecrode é apontado como sócio de empresas investigadas pelo esquema de descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas. Com a decisão do STF, ele poderá ficar em silêncio durante a oitiva.
O presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), criticou a concessão do habeas corpus.
“Não é duro? Tudo que nós já avançamos, tudo que a gente já mostrou ao Brasil, toda uma investigação que está sendo feita de uma forma transparente, correta, dentro da Constituição, mais um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal, deixando uma pessoa ficar em silêncio diante daquilo que a população tem o direito de saber”, declarou.