Ouvindo...

Sem passaporte, Bolsonaro diz que gostaria de ir aos EUA negociar ‘tarifaço’ com Trump

Ex-presidente criticou a postura de Lula diante do tarifaço e afirmou que o mandatário provoca Trump

Donald Trump e Jair Bolsonaro, em março de 2020

O ex-presidente Jair Bolsonaro disse, nesta terça-feira (15), que gostaria de ter “liberdade” para conversar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a tarifa de 50% imposta ao Brasil. “Mas, no momento, nem passaporte eu tenho”, afirmou em entrevista ao jornal digital Poder360.

O passaporte de Bolsonaro foi suspenso em 8 de fevereiro de 2024 por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado.

“Por que eu estou há quase dois anos sem passaporte, meu Deus do céu?”, disse Bolsonaro ao comentar a possibilidade de negociar com Trump, já que, segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem feito “besteira”.

“Eu gostaria de negociar com ele [Trump]. Agora, ele vai apresentar uma proposta para o governo brasileiro. Quase todo dia tem nota dele na imprensa. Ele está mostrando o que está querendo. Que cada um analise o que ele está querendo”, continuou.

O ex-presidente também criticou a postura de Lula diante da situação. Ele mencionou um vídeo em que Lula aparece oferecendo jabuticaba a Trump e chamou o petista de “infantilizado”.

“Se eu fosse presidente da República, o acordo com os Estados Unidos já teria sido feito aos moldes da Argentina, em que 80% dos produtos não são taxados. E por que aqui está sendo taxado em 50%? Porque ele (Lula) provoca o tempo todo”, disse Bolsonaro.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia em Brasília.