Privatização da Copasa: ALMG encerra discussões e projeto será votado nesta 4ª

Projeto foi aprovado em primeiro turno no início de dezembro; governo trata venda da Companhia como prerrogativa para aderir ao Propag

Sede da Copasa no bairro Santo Antônio, Região Centro-Sul de BH

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vota nesta quarta-feira (17) o projeto que trata da privatização da Copasa, em segundo turno. O intervalo regimental entre as votações foi concluído nessa terça-feira (16), o que liberou a proposta para a análise final em plenário.

Para esta quarta, estão previstas três sessões no Legislativo mineiro: às 10h, às 14h e às 18h. Deputados contrários ao governo Romeu Zema (Novo) prometem usar instrumentos de obstrução para tentar adiar ou impedir a votação.

A base governista, por sua vez, sustenta que a venda da Copasa é fundamental para que Minas Gerais possa aderir ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), iniciativa do governo federal voltada à renegociação das dívidas estaduais com a União. O Executivo estadual também argumenta que a medida é necessária para ampliar o acesso à água e ao saneamento básico, em conformidade com o Marco Legal do Saneamento.

O projeto foi aprovado em primeiro turno no início de dezembro, com 50 votos favoráveis e 17 contrários.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...