Ouvindo...

Prisão domiciliar de Bolsonaro antes de julgamento é ‘erro’, diz Eduardo Leite

O governador do RS deu entrevista à Itatiaia nesta quarta-feira (6)

Governador do RS, Eduardo Leite, no estúdio da Itatiaia em Brasília

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, criticou a decisão monocrática do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que impôs prisão domiciliar a Jair Bolsonaro e defendeu que o processo seja conduzido com “coerência judicial”.

Para leite, “o cerceamento de manifestações de um cidadão, ainda mais um ex-presidente, por decisão monocrática, é erro”. A declaração foi dada em entrevista à Itatiaia nesta quarta-feira (6).

Leite disse ainda que não se trata de defender o ex-presidente, mas de preservar princípios do Estado de Direito. “Essa decisão pode – e deve – ser revista”, afirmou ele.

Sobre a aplicação da Lei Magnitsky por Donald Trump contra Moraes, Leite afirmou: “Deve ser repudiada. É uma tentativa de interferência externa nas instituições brasileiras.” E completou: “Não podemos admitir intervenção de outro país”.

Leia também

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.