Ouvindo...

Governador do Rio Grande do Sul afirma que estado deve aderir ao Propag

Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul respondem por 90% das dívidas de estados com a União

Eduardo Leite, governador do RS, no estúdio da Itatiaia

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), disse, em entrevista exclusiva à Itatiaia, que o estado deve aderir ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul respondem por 90% das dívidas de estados com a União

“O Propag é um novo programa de pagamento de dívidas, e sim, o Rio Grande do Sul tem disposição de aderir. É uma manifestação de interesse, disposição de aderir, mas ainda não há essa adesão. É uma evolução importante para o pagamento das dívidas,” disse o governador.

Questionado sobre se o estado impôs alguma condição para aderir ao programa, como a exigência de derrubada vetos apresentada por Minas Gerais, e o governador respondeu não confirmou. "É uma manifestação de interesse e a gente vai construir a adesão do Rio Grande do Sul. Nós temos interesse em fazer adesão no Propag”, afirmou.

Ainda não está marcada a reunião do Congresso para votar os vetos do presidente Lula. Em entrevista à Itatiaia, o ex-presidente do Congresso Nacional, autor do projeto, disse que vai auxiliar na negociação com o Planalto para atender os estados em consenso com a União.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.