Ouvindo...

Prefeito Álvaro Damião anuncia início do funcionamento de Centro de Saúde na região do Barreiro

Novo centro vai atender cerca de 17 mil usuários dos bairros Mineirão, Independência, Petrópolis e Mangueiras

Centro de Saúde Independência, no Barreiro, vai começar a funcionar na próxima semana

O novo Centro de Saúde Independência, que fica na região do Barreiro, começa a funcionar na próxima segunda-feira (11). O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (6), pelo prefeito Álvaro Damião (União), em cerimônia que contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Juliano Lopes (Podemos) e vários vereadores e trabalhadores da saúde.

O Centro de Saúde vai funcionar na Rua Alternador, número 105, no Bairro Independência, e deve atender cerca de 17 mil usuários dos bairros Mineirão, Independência, Petrópolis e Mangueiras, o que significa cerca de 74% do entorno da unidade.

O espaço vai ter 17 consultórios, e áreas para cuidados odontológicos, sala de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta e vacinação. Um setor de zoonoses também vai integrar o novo centro.

Equipes de Saúde da Família, além de ginecologista, pediatra, clico na de apoio, e médica referência em saúde mental, vão atender no local. Também está prevista a chegada de quatro equipes de saúde bucal.

Segundo o prefeito Álvaro Damião, a unidade contou com parceria privada para a construção. “Este Centro de Saúde tem investimento de aproximadamente 8 milhões de reais, e ele também é uma PPP (Parceria Publico Privada), que hoje é uma referência mundial, por onde eu vou, por onde eu viajo, por onde eu passo, todos querem saber como funciona o sistema de saúde em Belo Horizonte por causa das PPPs, é modelo não só para o Brasil, mas para o mundo inteiro. 17 mil pessoas estarão passando por aqui, e a gente faz isso tudo com muito carinho, com muito cuidado, para poder atender as pessoas da região, aquelas mais simples, as que mais precisam”, afirmou.

“O investimento da prefeitura não para por aí, nós temos outros investimentos na região do Barreiro. O Barreiro hoje é uma região que se fosse uma cidade, seria a oitava, ou estaria entre as dez maiores cidades do estado de Minas Gerais, para vocês terem a dimensão do tamanho do Barreiro” afirmou Damião, em coletiva de imprensa.

UPA Barreiro

Ainda segundo a prefeitura, é esperado para este segundo semestre o anúncio de início de obras de reestruturação da UPA Barreiro. A nova unidade faz parte de um projeto do executivo que planeja readequar ao mesmo tempo a UPA Oeste. A expectativa é que haja anúncio sobre obras já no mês de setembro.

Atualmente, a UPA Barreiro tem capacidade de realizar cerca de 9,2 mil atendimentos por mês. Já a UPA Oeste, aproximadamente 8 mil. Após a melhoria a expectativa é que a assistência prestada seja ampliada, alcançando 10.125 mil pacientes por mês, em cada unidade.

Leia também

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.