O Índice de Preços ao Consumidor Amplo de Belo Horizonte (IPCA-BH) teve uma queda de 0,07% em fevereiro, segundo dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead-UFMG) divulgados nesta quinta-feira (5).
A queda no indicador foi influenciada pelo recuo nos preços de produtos pessoais, que recuaram 0,52% com um impacto negativo de 0,24 ponto percentual (p.p) no IPCA. Também houve queda de 0,35% nos produtos administrados, como transporte, comunicação e energia elétrica, com um impacto negativo de 0,07%.
Quinto dia útil de março: quando é o pagamento neste mês? Balança comercial bate recorde de exportações em fevereiro
Entre os produtos que mais contribuíram para a queda na inflação da capital mineira, o destaque é para um recuo de 10,68% no preço das excursões (-0,32 p.p), além de uma queda de 2,87% na gasolina comum (-0,11 p.p). Também houve uma queda de 23,50% em ingresso para jogos e 5,22% na cerveja em bares.
A queda no mês só não foi maior por uma alta de 0,69% no preço da alimentação (0,12 p.p), e 0,83% no grupo habitação (0,12 p.p). Entre os produtos, a maior alta foram nas joias (6,05%), além da tarifa de água (4,85%), curso superior (3,01%) e na refeição fora de casa (1,30%).
Apesar da queda no IPCA-BH, houve um crescimento de 0,26% em fevereiro no Índice de Preços ao Consumidor Restrito (IPCR-BH). O indicador mede o impacto da inflação no consumo das famílias com renda de até cinco salários mínimos. O resultado foi influenciado por uma alta de 0,65% no preço da alimentação (0,14 p.p), e 1,12% no grupo habitação (0,19 p.p).