Ouvindo...

Prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, é um dos alvos de operação da PF

A investigação começou em julho, após a apreensão de R$ 14 milhões em espécie com um servidor público suspeito de integrar uma organização criminosa

Marcelo Lima (Podemos), prefeito de São Bernardo do Campo, na Grande SP, é um dos alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga um suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo servidores da prefeitura, nesta quinta-feira (14).

Ao todo, a ação cumpre duas prisões preventivas, 20 mandados de busca e apreensão e medidas de quebra de sigilos bancário e fiscal em São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema.

Marcelo Lima, que foi afastado do cargo e é alvo de buscas e outras medidas cautelares decretadas pela Justiça. A assessoria do prefeito ainda não se pronunciou. Também são alvos dois vereadores da cidade: Danilo Lima Ramos (Podemos), atual presidente da Câmara Municipal e primo do prefeito, e Ary José de Oliveira (PRTB).

Segundo a PF, a investigação começou em julho, após a apreensão de R$ 14 milhões em espécie (reais e dólares) com um servidor público suspeito de integrar uma organização criminosa.

Os envolvidos poderão responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ativa. A PF não detalhou se os servidores envolvidos são concursados ou de indicação política.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.