Ouvindo...

Moraes repreende advogado de Filipe Martins após insistência por adiamento de audiência

Ministro interrompe defensor durante depoimento de Mauro Cid e recusa novo pedido de suspensão: “Enquanto eu falo, o senhor fica quieto”

Alexandre de Moraes, ministro do STF.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), interrompeu de forma enfática o advogado Jeffrey Chiquini da Costa, que representa o ex-assessor da Presidência Filipe Martins, durante audiência realizada nesta segunda-feira (14). O defensor tentava, mais uma vez, suspender a oitiva de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

A tensão aumentou quando o advogado passou a insistir no pedido de adiamento, chegando a interromper o próprio ministro. Moraes reagiu de forma direta: “Enquanto eu falo, o senhor fica quieto”, cortando a fala da defesa e encerrando qualquer possibilidade de suspensão naquele momento.

Antes disso, Chiquini havia argumentado que recebeu um grande volume de documentos enviados pela Polícia Federal nos últimos dias e que não teria tido tempo hábil para analisar o material. Moraes, no entanto, rejeitou a justificativa, afirmando que os documentos em questão não fazem parte do núcleo central da acusação apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O ministro também reforçou que todas as partes tiveram acesso igualitário aos autos e destacou que o envio de informações complementares não prejudica o direito de defesa:

“Eu analisei todas e espero que todos as analisem.”A audiência faz parte da fase de instrução do processo que investiga os núcleos 2, 3 e 4 da suposta tentativa de golpe de Estado articulada em 2022. O Núcleo 1, composto por Jair Bolsonaro e outros sete réus apontados como articuladores centrais da trama, já teve suas alegações finais apresentadas pela PGR. O julgamento será conduzido pela Primeira Turma do STF, ainda sem data definida.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.