Ouvindo...

Projeto de lei que prevê exame toxicológico para servidores avança na Câmara de BH

De autoria de vereadores do PL, texto torna obrigatório exame em agentes públicos que atuam sob regime permanente ou temporário em diversas entidades

Projeto de lei que prevê exame toxicológico para servidores avança na Câmara de BH

O projeto de lei que visa tornar obrigatória a realização de exame toxicológico para agentes com função pública municipal como parte da avaliação médica de aptidão para o trabalho foi aprovado nesta quarta-feira (30) pela comissão de Administração e Segurança Pública da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

De autoria dos vereadores Uner Augusto e Pablo Almeida, ambos do PL, o objetivo da medida é, de acordo com o texto, resguardar o interesse público, promovendo a saúde, a segurança e a eficiência no exercício das funções públicas. Os parlamentares justificam que o uso indevido de substâncias psicoativas pode comprometer a capacidade de julgamento, o desempenho profissional e até mesmo colocar em risco a integridade de terceiros, especialmente em funções sensíveis ou de atendimento direto à população.

Leia também

A obrigatoriedade do exame toxicológico será exigível para agentes públicos que atuam sob regime permanente ou temporário em diversas entidades, incluindo Emeis e Umeis, Creches e abrigos, Conselho Tutelar e COMJUVE.

Para os servidores públicos que ocupam cargo de provimento efetivo, a exigência poderá ser feita pelo executivo municipal após aprovação em concurso público. Já para os empregados públicos, a obrigatoriedade virá a partir das exigências previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou outras leis que a substituam. O resultado do exame toxicológico será determinante para a aptidão ao trabalho e, consequentemente, para o exercício da função pública.

O texto ainda irá passar pelas comissões de Saúde e de Direitos Humanos e, se passar, irá a plenário.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.