Ouvindo...

Lula sanciona lei que proíbe teste de cosméticos em animais

Segundo o presidente, medida defende a ‘soberania animal’

O presidente Lula e um cachorro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quarta-feira (30) o projeto de lei que proíbe testes de cosméticos, produtos de higiene pessoal ou perfumes em animais.

Aprovado pelo Congresso no início de julho, o texto estabelece que dados obtidos com base nessa prática não poderão ser utilizados para autorizar a comercialização desses itens.

A cerimônia de sanção aconteceu no Palácio do Planalto e contou com as presenças das ministras do Meio Ambiente, Marina Silva; da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann; da primeira-dama Janja Lula da Silva; do relator da proposta na Câmara, deputado Ruy Carneiro (Podemos-PB); e do autor do texto, o ex-deputado Ricardo Izar (Republicanos-SP).

Leia também

Em seu discurso, Lula brincou que a lei defende a “soberania animal”.

“As criaturas de Deus que têm como habitat natural o planeta Terra não vão ser mais cobaias de experiências nesse país”, declarou.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.