O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu desculpas nesta terça-feira (16) por estar rouco ao iniciar seu voto no julgamento do chamado núcleo 2 do processo que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Moraes explicou que o problema na voz foi consequência de ter ido ao jogo entre Corinthians e Cruzeiro, disputado no domingo (14), pela semifinal da Copa do Brasil.
O ministro é torcedor do Corinthians, que venceu a partida nos pênaltis e garantiu vaga para a final da competição.
“Presidente, me perdoe pela voz. Foi um acidente de trabalho, porque no domingo eu fui ao jogo do Corinthians e Cruzeiro, e isso acabou prejudicando a minha voz”, afirmou o ministro durante a sessão.
A Primeira Turma do STF retomou nesta terça o julgamento do núcleo 2, fase dedicada à apresentação dos votos dos ministros. Por ser o relator do caso, Alexandre de Moraes foi o primeiro a se manifestar.
Na sequência, votam os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino.
Caso haja condenação, a Primeira Turma avançará para a fase de dosimetria, etapa em que são fixadas as penas individualmente para cada réu. A expectativa é que o julgamento termine nesta terça.
O núcleo 2 é composto por seis réus, entre eles ex-assessores de Bolsonaro, ex-integrantes do Ministério da Justiça, militares e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), esse núcleo é formado pelos responsáveis pelo “gerenciamento das ações” que buscavam manter o então presidente Jair Bolsonaro no poder, mesmo após a derrota nas urnas.