Ministro de Lula, Boulos diz que Maduro foi ‘sequestrado’ pelos Estados Unidos

“É momento de unidade latino-americana em apoio total ao povo da Venezuela e em rechaço ao governo criminoso de Donald Trump!”, declarou o ministro

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL)

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSOL), afirmou, neste sábado (3), que o ataque dos Estados Unidos à Venezuela é “a ação imperialista mais grave que já vivenciamos”. Ele ainda classificou a detenção do presidente do país, Nicolás Maduro, como um “sequestro”.

“Alguém acha que Trump está preocupado com democracia? Ele quer petróleo. E mais: usa a Venezuela como precedente para uma nova Doutrina Monroe que ameaça toda a América Latina. Nem na Guerra Fria houve uma ação militar direta dos EUA em nosso continente. Ainda mais com sequestro de um chefe de Estado. É momento de unidade latino-americana em apoio total ao povo da Venezuela e em rechaço ao governo criminoso de Donald Trump!”, declarou o ministro.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, em sua rede social, Truth Social, que capturou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua esposa, a deputada da Assembleia Nacional da Venezuela, Cilia Flores. A declaração, feita na manhã deste sábado (3), acontece após uma série de explosões ocorrerem no país caribenho durante a madrugada.

Após Maduro ter sido capturado e levado para fora do país por via aérea, junto com sua esposa, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que Maduro foi preso para ser julgado em território americano.

“Ele me informou que Nicolás Maduro foi preso por agentes dos EUA para ser julgado por acusações criminais nos Estados Unidos, e que a ação que vimos esta noite foi empregada para proteger e defender aqueles que executavam o mandado de prisão”, publicou o senador de Utah, Mike Lee, em suas redes sociais.

Conforme a CBS News, o presidente venezuelano Nicolás Maduro foi capturado pela Força Delta do Exército dos EUA. A Delta Force é a principal unidade antiterrorista das forças armadas dos EUA.

Rubio ainda acrescentou que não prevê nenhum novo ataque contra a Venezuela após a captura de Nicolás Maduro.

O espaço aéreo da Venezuela está deserto após as explosões registradas. Informações do portal Flight Radar mostram os arredores da Venezuela sem quaisquer aeronaves. De acordo com informações de agências internacionais, as explosões começaram por volta das 3h, no horário de Brasília. O governo da Venezuela afirma que ataques atingiram Caracas, a capital do país, além dos estados de Miranda, Aragua e La Guaira.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.

Ouvindo...