Fronteira com a Venezuela não apresenta ‘movimentação anormal’, diz Palácio do Planalto

Lula coordenou reunião com ministros na manhã deste sábado sobre ataques contra o país caribenho; novo encontro está marcado para o fim da tarde

Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) coordenou uma reunião na manhã deste sábado (3) sobre os ataques dos Estados Unidos à Venezuela e convocou um novo encontro para o fim da tarde para atualização da situação da crise no país caribenho.

Participaram da reunião o Ministro das Relações Exteriores, o Ministro da Defesa, o Ministro-Chefe da Casa Civil, o Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, além de representantes da Secretaria de Relações Institucionais e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em nota, o Planalto informou que o “presidente da República reiterou os termos de sua postagem publicada na manhã de hoje”. Na publicação, Lula disse que os ataques americanos “ultrapassaram uma linha inaceitável” e defendeu que os atos do governo de Donald Trump representam uma “afronta gravíssima à soberania da Venezuela”.

Ainda no texto, o governo federal ressalta não haver “movimentação anormal” na fronteira do Brasil com a Venezuela, que “seguirá sendo monitorada”. A gestão petista informou também estar em contato com o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), que chegou a pedir o fechamento da fronteira entre os dois países.

“O Ministro das Relações Exteriores relatou os contatos que manteve com seus homólogos nas últimas horas e indicou não haver até o momento notícias de brasileiros entre possíveis vítimas dos ataques. O Ministro das Relações Exteriores informou, ainda, estar em permanente contato com a Embaixada do Brasil na Venezuela para o acompanhamento da situação interna”, finaliza a nota à imprensa.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.

Ouvindo...