Ministro da Justiça escolhe secretário do Piauí para comandar segurança pública

Gestão de Chico Lucas no estado nordestino é marcada por redução de roubos e homicídios

Chico Lucas, novo secretário nacional de Segurança Pública

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César, escolheu na quarta-feira (21) Francisco Lucas Costa Veloso, conhecido como Chico Lucas, para comandar a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Atual chefe da pasta estadual da área no Piauí, Lucas chegou a ter seu nome defendido pelo Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública para liderar o ministério com a saída de Ricardo Lewandowski.

Sob sua gestão, em 2025, o estado nordestino atingiu o menor número de homicídios e roubos em 10 anos, considerado o mais seguro da região, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Lucas substitui Mário Sarrubbo, que já havia indicado que não ficaria na Senasp, após a saída de Lewandowski.

Quem é o novo secretário

Francisco Lucas Costa Veloso, conhecido como Chico Lucas, é formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e é procurador do Estado do Piauí, desde 2009.

Entre 2019 e 2022, atuou como diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí. Com a posse de Rafael Fontelles (PT) no governo piauiense, em 2023, assumiu a secretaria estadual de Segurança Pública.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...