Prefeito do Recife comemora indicações de ‘O Agente Secreto’ ao Oscar

João Campos celebrou a possibilidade da produção ambientada na capital pernambucana receber quatro estatuetas

Da esquerda para a direita: a produtora Emilie Lesclaux; o cineasta Kleber Mendonça Filho; o prefeito do Recife, João Campos; e o vice-prefeito do Recife, Victor Marques

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), comemorou nesta quinta-feira (22) as quatro indicações do filme “O Agente Secreto” ao Oscar, a mais prestigiada premiação do cinema mundial. O longa do pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi escolhido para disputar nas categorias de Melhor Elenco, Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Ator, para Wagner Moura.

Ambientado na década de 1970, “O Agente Secreto” narra a história de Marcelo – vivido por Wagner Moura –, um professor universitário perseguido pela repressão da ditadura militar no Brasil. Ele foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas.

“Se com três a gente pede música, imagina com QUATRO INDICAÇÕES NO OSCAR? O Agente Secreto foi indicado nas categorias melhor direção de elenco, melhor filme internacional, melhor ator e melhor filme! Que alegria ver o Recife presente no maior palco do cinema mundial. O Agente Secreto indicado ao Oscar 2026 é daquelas notícias que enchem o peito de orgulho”, escreveu o socialista, em seu perfil no X.

Campos também parabenizou Kleber Mendonça Filho pelas indicações e disse que o diretor “leva a força da nossa cultura, da nossa narrativa e do nosso olhar para o mundo inteiro”.

Além de “O Agente Secreto”, o Brasil também disputa uma estatueta na categoria Melhor Fotografia, por “Sonhos de Trem”, cuja direção de fotografia é do brasileiro Adolpho Veloso.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...