Diretor brasileiro é indicado ao Oscar 2026 por fotografia em ‘Sonhos de Trem’

Oscar 2026 acontece em 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos; O Agente Secreto está indicado à 4 categorias

‘Sonhos de Trem’ tem atuação de Felicity Jones e Joel Edgerton

O diretor de fotografia Adolpho Veloso foi anunciado, na manhã dessa quinta-feira (21), como um dos indicados ao Oscar 2026 por seu trabalho no filme “Sonhos de Trem”. Agora Adolpho disputa a estatueta de Melhor Fotografia, sendo considerado um dos nomes mais influentes da indústria cinematográfica atual.

O reconhecimento da Academia vem após uma trajetória de sucesso nas premiações da crítica. Sob a direção de Clint Bentley, Veloso adotou uma estética radical para contar a saga de Robert Grainier, interpretado por Joel Edgerton: o longa foi filmado 99% com luz natural.

As locações no Noroeste dos Estados Unidos serviram de tela para uma fotografia que fala das memórias poéticas e a solidão do protagonista. A abordagem minimalista rendeu vitórias importantes no Critics Choice Awards 2026 e o prêmio da Los Angeles Film Critics Association (LAFCA).

Adolpho Veloso

Com uma carreira sólida que transita entre o cinema autoral brasileiro e grandes produções internacionais, o diretor já havia chamado a atenção em colaborações anteriores como:

  • Jockey (2021): Sua primeira parceria de sucesso com Clint Bentley.
  • On Yoga: The Architecture of Peace (2017): Documentário de Heitor Dhalia.
  • Rodantes: Ficção de Leandro Lara.

O futuro do fotógrafo em Hollywood é promissor. Ele já tem lançamentos engatilhados com nomes de peso, como “Queen at Sea”, estrelado por Juliette Binoche, e “Remain”, o novo suspense de M. Night Shyamalan com Jake Gyllenhaal.

O Agente Secreto no Oscar

O Brasil também será representado no Oscar 2026 com o filme “ O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho. O longa brasileiro recebeu, na manhã dessa quinta-feira (21), quatro indicações ao Oscar 2026, mesmo número de Cidade de Deus (2002).

“O Agente Secreto” foi indicado na categoria de “Melhor Direção de Elenco”, “Melhor Filme Internacional”, “Melhor Filme” e “ Melhor Ator” para Wagner Moura. As indicações representam mais um feito histórico para o cinema brasileiro, que já contou com a vitória de “Ainda Estou Aqui” na última edição.

Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.

Ouvindo...