Ator mineiro celebra indicações de ‘O Agente Secreto’ ao Oscar 2026: ‘Não podia ser melhor’

Carlos Francisco contou que interrompeu os ensaios de sua nova peça de teatro, em São Paulo, para comemorar as quatro indicações do filme

Ator mineiro interrompe ensaios em SP para celebrar indicações ao Oscar

Carlos Francisco, um dos mineiros que integra o elenco de ''O Agente Secreto’’, indicado às principais categorias do Oscar 2026, contou à Itatiaia, no fim da manhã desta quinta-feira (22), que recebeu a notícia das indicações com muita alegria.

“São quatro indicações, é muito significativo! Puxa vida, não podia ser melhor, né?”, disse o ator, que está em São Paulo para a estreia de uma nova peça de teatro, marcada para o dia 26 de fevereiro.

O longa de Kleber Mendonça Filho foi indicado a Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, para Wagner Moura, e Melhor Elenco. “Agora gente interrompe um pouco os trabalhos para comemorar com muita alegria. Muita alegria mesmo. Viva o cinema nacional”, finalizou.

O desempenho da produção iguala a marca atingida por “Cidade de Deus” (2002), consolidando o atual momento de prestígio da cinematografia nacional no exterior. A cerimônia do Oscar acontece em 15 de março de 2026, em Los Angeles.

Leia também

Quem é Carlos Francisco

No longa, Carlos interpreta Seu Alexandre, um projecionista — profissional responsável por operar os equipamentos de projeção em cinemas. Segundo o ator, em entrevista à reportagem em outubro do ano passado, o personagem é inspirado em um projecionista do Cine Art Palácio, em Recife, retratado no documentário ''Retratos Fantasmas’’ (2023), também de Kleber Mendonça Filho.

A figura reaparece em ''O Agente Secreto’’ como uma recriação livre, agora ligada ao Cine São Luiz.

No novo filme, Carlos, que já havia trabalhado com o diretor em Bacurau (2019), contou que teve um convívio ainda maior com ele, o que aumentou sua admiração pelo cineasta.

Carlos, que foi um dos grandes homenageados da 19ª edição da CineBH, em setembro do ano passado, teve a trajetória artística marcada pelo teatro. No início da carreira, acumulava várias funções, como ator, administrador e até faxineiro.

Mineiros no elenco e na produção

Além de Carlos Francisco, o elenco conta com o mineiro veterano Wilson Rabelo e com Laura Lufési, que faz sua estreia no cinema. Eles contracenam com Wagner Moura em um elenco elogiado pela crítica.

Nos bastidores, o mineiro Fred Burle participou do filme como um dos coprodutores de “O Agente Secreto”.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...