Ouvindo...

Ministério Público do DF abre inquérito para investigar se Bolsonaro cometeu crime contra honra de Lula

Segundo denúncia, Bolsoaro teria publicado uma imagem que associa Lula ao regime do ex-ditator ditato sirio Bashar al-Assad

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abriu um inquérito para investigar se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cometeu crime contra a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A suspeita é de que Bolsonaro tenha publicado, em uma rede social, uma imagem que vincula Lula ao regime de Bashar al-Assad, ex-ditador da Síria, associando-o a execuções de pessoas LGBT+.

A investigação ficará a cargo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Leia também

Em 7 de julho, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, havia solicitado à Polícia Federal que investigasse o caso, a partir de uma denúncia originada na 5ª Vara Criminal de Brasília.

O MPDFT, porém, decidiu passar a investigação para a PCDF, por considerar que a competência para apurar o fato é da esfera estadual.

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.