Ouvindo...

Alexandre de Moraes fala sobre ‘erros’ que podem ocorrer no STF: ‘Somos humanos’

Recentes decisões de Moraes contra Bolsonaro, como a proibição do uso das redes sociais e a ordem de prisão domiciliar, têm causado polêmica

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou nesta segunda-feira (11) que todos estão sujeitos a “erros e acertos”, incluindo ministros da Corte. O magistrado ressaltou a importância dos órgãos colegiados do Judiciário, “para que uns corrijam os equívocos dos outros”.

O ministro deu a declaração durante palestra na 23ª Semana Jurídica do TCE-SP. O evento, que celebra o Dia do Advogado, reúne autoridades e integra a programação da Semana Jurídica, que vai até sexta-feira (15).

“Tivemos uma tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023, e as instituições souberam reagir conforme a Constituição. Podemos cometer erros, porque somos humanos, mas é por isso que o Judiciário atua em colegiado, para que uns corrijam os equívocos dos outros”, disse Moraes.

Leia também

Recentes decisões de Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como a proibição do uso das redes sociais, de forma direta ou indireta, e a ordem de prisão domiciliar, causaram polêmica. Parlamentares da oposição e apoiadores de Bolsonaro acusam o ministro de “perseguição” e “abuso de poder”.

Além disso, no mês passado, o governo dos Estado Unidos aplicou a Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes. Como justificativa, autoridades norte-americanas, incluindo o presidente Donald Trump, acusaram o magistrado de realizar uma “caça às bruxas”, praticar censura e violar direitos humanos.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.