Ouvindo...

Lula e Trump trocam farpas após a cúpula do Brics; entenda o caso

Trump chegou a defender Bolsonaro; presidente brasileiro reagiu

Os presidentes do Brasil, Lula (esq.), e dos Estados Unidos, Donald Trump (dir.)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, protagonizaram, entre domingo (6) e segunda-feira (7), uma troca de farpas. O caso ocorreu em meio à cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro nesta semana.

Trump usou sua rede social, a Truth Social, para defender Jair Bolsonaro. O norte-americano também criticou o sistema judicial brasileiro e anunciou tarifas de 10% contra “qualquer país que se alinhar a políticas antiamericanas do Brics”.

Em reposta, o presidente Lula não citou nomes, mas disse que o Brasil não aceita “interferência ou tutela de quem quer que seja”.

Leia também

Trump disse que:

  • Jair Bolsonaro sofre “perseguição” no Brasil e que “não é culpado de nada”;
  • Prometeu acompanhar o caso de perto;
  • Anunciou que vai impor tarifas de 10% a países alinhados ao Brics, sem explicar o que considera “políticas antiamericanas”;
  • Informou que os acordos comerciais começarão a ser renegociados até 1º de agosto, mas que os países ainda podem evitar o tarifaço anunciado em abril.

Lula, sem citar Trump, respondeu: “A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. [...] Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja.” “Que deem palpite na sua vida e não na nossa.”

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.