Ouvindo...

Lula diz que Trump não tinha ‘direito’ de taxar o Brasil e critica empresariado

Presidente relembrou posição ‘nacionalista’ de seu vice nos primeiros mandatos, o empresário mineiro José Alencar

Os presidentes do Brasil, Lula (esq.), e dos Estados Unidos, Donald Trump (dir.)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (5) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não tinha “direito” de anunciar a taxação de 50% sobre os produtos brasileiros.

“O presidente norte-americano não tinha o direito de anunciar taxações como ele anunciou para o Brasil. Não tinha. Poderia ter pegado o telefone, poderia ter ligado para mim, poderia ter mandado ligar para o Alckmin, qualquer um. Estaríamos aptos a conversar. E depois o pretexto da carta e o pretexto da taxação, não é nem política eleitoral”, disse o petista.

Ele participou da abertura da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, no Palácio Itamaraty, em Brasília.

Leia também

Lula disse ainda que está mais difícil defender a soberania do Brasil sem o apoio de parte do empresariado e relembrou a posição “nacionalista” de seu vice-presidente nos primeiros mandatos, o empresário mineiro José Alencar, morto em 2011.

“Você não tem mais aqueles empresários nacionalistas, como você tinha nos anos 70, nos anos 80, nos anos 60. Você não tem. Hoje você tem mais mercantilista do que nacionalista. Então, defender o Brasil de hoje ficou muito mais complicado. Porque tem gente que acha que a gente é vira-lata. Tem gente que não gosta de se respeitar”, declarou.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.