Ouvindo...

Lula cobra controle sobre minerais estratégicos e ironiza interesse dos EUA: ‘Se é crítico, é nosso’

Discurso acontece em meio ao impasse comercial com os Estados Unidos e o possível interesse do governo norte-americano nas riquezas minerais brasileiras

Presidente Lula participou de agenda no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (28)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta segunda-feira (28) que o Brasil tenha maior controle sobre seus recursos minerais, especialmente os chamados “minerais críticos”, como terras raras, usados em tecnologias de ponta. Segundo ele, apenas 30% do potencial mineral do país foi mapeado até hoje.

Durante evento no Rio de Janeiro, Lula anunciou a criação de uma comissão “ultraespecial” para atualizar o levantamento das riquezas do solo e subsolo brasileiro. O presidente ironizou o recente interesse dos Estados Unidos nesse tipo de recurso.

“Se eu nem conheço esse mineral e ele já é crítico, eu vou pegar ele pra mim! Por que eu vou deixar pra outro pegar? Isso é do povo brasileiro”, afirmou.

Leia também

Lula também defendeu que empresas só possam explorar minerais com autorização do governo, e reforçou que áreas com minérios não poderão ser vendidas sem diálogo com a União. “A riqueza do Brasil pertence ao povo. E o povo tem que usufruir dela”, disse.

O discurso acontece em meio ao impasse comercial com os Estados Unidos e o possível interesse do governo norte-americano nas riquezas minerais brasileiras. A tarifa de até 50% sobre produtos brasileiros começa a valer a partir de 1º de agosto, no entanto, Lula disse estar aberto ao diálogo, mas cobrando respeito. “Se há divergência, senta na mesa e resolve”, concluiu.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio