Itamaraty convoca encarregado de negócios dos EUA após nota da embaixada em apoio a Bolsonaro

Órgão diplomático diz que o ex-presidente sofre “perseguição política” no Brasil

O Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores

O Ministério das Relações Exteriores convocou nesta quarta-feira (9) o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, para prestar esclarecimentos sobre a nota divulgada pelo órgão diplomático em que diz que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sofre “perseguição política”. A informação é da CNN Brasil.

No comunicado divulgado nesta quarta, a embaixada americana reforça as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que Bolsonaro é alvo de uma “caça às bruxas”.

“Jair Bolsonaro e sua família têm sido fortes parceiros dos Estados Unidos. A perseguição política contra ele, sua família e seus apoiadores é vergonhosa e desrespeita as tradições democráticas do Brasil. Reforçamos a declaração do presidente Trump. Estamos acompanhando de perto a situação. Não comentamos sobre as próximas ações do Departamento de Estado em relação a casos específicos”, diz a nota.

Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente liderar uma tentativa de golpe de Estado após perder as eleições, em 2022.

Conteúdos produzidos pela redação de Brasília da Rádio Itatiaia

Ouvindo...