O Ministério das Relações Exteriores convocou nesta quarta-feira (9) o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, para prestar esclarecimentos sobre a nota divulgada pelo órgão diplomático em que diz que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sofre “perseguição política”. A informação é da CNN Brasil.
No comunicado divulgado nesta quarta, a embaixada americana reforça as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que
“Jair Bolsonaro e sua família têm sido fortes parceiros dos Estados Unidos. A perseguição política contra ele, sua família e seus apoiadores é vergonhosa e desrespeita as tradições democráticas do Brasil. Reforçamos a declaração do presidente Trump. Estamos acompanhando de perto a situação. Não comentamos sobre as próximas ações do Departamento de Estado em relação a casos específicos”, diz a nota.
Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente liderar uma tentativa de golpe de Estado após perder as eleições, em 2022.