Ouvindo...

Trump diz que vai anunciar novo ‘tarifaço’ contra o Brasil até esta quinta (10)

Presidente dos Estados Unidos vem ameaçando impor sobretaxas aos produtos brasileiros nos últimos dias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (9) que deve anunciar uma nova taxação sobre produtos brasileiros até quinta-feira (10). Em conversa com jornalistas na Casa Branca, o republicano confirmou que novos países devem ser notificados do “tarifaço”, incluindo o Brasil.

“O Brasil, por exemplo, não tem sido bom conosco, nada bom. Vamos divulgar um número referente ao Brasil, acho que ainda esta tarde ou amanhã de manhã", declarou.

As novas tarifas vêm em meio às ameaças feitas por Trump nos últimos dias contra países que integram ou tenham proximidade com o Brics, grupo das principais economias emergentes e do qual o Brasil é fundador.

As afirmações, inclusive, foram criticadas duramente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que cobrou respeito à soberania dos países.

Trump também saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que segundo o americano, é alvo de uma “caça às bruxas” no país. O ex-governante é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente liderar uma tentativa de golpe de Estado após perder as eleições em 2022.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.