Ouvindo...

Haddad diz que Propag foi ‘presente’ para Zema e exalta Pacheco como principal articulador

Ministro concedeu entrevista exclusiva à Itatiaia nesta quinta-feira (24)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista à Itatiaia

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alfinetou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), nesta quinta-feira (24) e disse que o Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag) foi um “presente” para o chefe do Executivo mineiro.

“O governador ganhou o maior presente da vida dele. Aliás, o segundo. O primeiro foi uma liminar para não pagar a dívida”, disse o ministro em entrevista à Itatiaia, citando que o débito de Minas com a União cresceu durante a gestão de Zema.

Haddad também exaltou o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado, como principal responsável pela aprovação da iniciativa. Segundo ele, o parlamentar conseguiu uma “lei que ninguém imagina possível” por causa de sua relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia também

“O Propag é uma benção para Minas, que foi uma conquista do senador Rodrigo Pacheco, não foi uma conquista do governo do estado. Quem articulou toda essa mobilização para corrigir as distorções foi o senador Rodrigo Pacheco, enquanto presidente do Congresso Nacional”, concluiu.

Pacheco tem se aproximado dos petistas nos últimos meses, após deixar a presidência do Senado. Nesta quinta, inclusive, ele participou da visita de Lula ao Vale do Jequitinhonha. O presidente, por sua vez, já afirmou que quer ter o senador como candidato ao governo de Minas na eleição de 2026.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.