O senador
“Esse posicionamento do Brasil de não ter um embaixador [em Israel], de não querer receber um novo embaixador israelense, com toda tranquilidade, tem prejudicado e muito”, afirmou para a Itatiaia.
Segundo o parlamentar, cerca de 190 pessoas, incluindo brasileiros que moram em Israel e que estão no país para turismo, estão buscando a ajuda do governo brasileiro. “O presidente Lula ao invés de atacar Israel, deveria usar da isenção e do equilíbrio da diplomacia brasileira para solucionar o problema”, disse.
Ele chegou a sugerir que o Brasil poderia participar mais ativamente do
Ainda não há uma data para turistas brasileiros
Embora a volta das autoridades brasileiras que estão em Israel a convite do governo israelense seja uma certeza, ainda não há previsão de retorno para
De acordo com Viana, a segurança e retorno dos turistas cabe ao governo federal. “O deslocamento até o Egito é de muito risco. Há grupos armados e milícias islâmicas que atacam às vezes grupos de turismo”, disse.
O senador afirmou que, por enquanto, o mais seguro é que os brasileiros que estão em Israel permaneçam nas hospedagens e indo para os abrigos — bunkers — quando necessário. “Aguardem mais alguns dias até que a gente entenda se o conflito vai continuar ou vai diminuir”, concluiu.
Prefeitos retornam ao Brasil
Após quatro dias “presos” em Israel, impedidos de retornar ao Brasil, um comboio com doze políticos brasileiros, incluindo o
A
O grupo, a convite do governo israelense, participava de uma feira de tecnologia quando o conflito entre