Ouvindo...

Governo Lula avalia comprar alimentos afetados por tarifa dos EUA para merenda escolar

Ministra Gleisi Hoffmann anuncia plano de contingência para minimizar impacto das sobretaxas americanas

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O governo federal estuda adquirir alimentos brasileiros impactados pelo aumento de tarifas impostas pelos Estados Unidos para distribuição em merendas escolares e outros programas sociais. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (1º) pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Segundo a ministra, essa medida integra um plano de contingência que deve ser concluído até o início da próxima semana, com o objetivo de proteger a economia nacional e preservar empregos diante da elevação para 50% das tarifas sobre produtos brasileiros anunciada pelo presidente americano Donald Trump.

Leia também

Além da compra dos alimentos excedentes para programas públicos como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o governo avalia outras ações, incluindo a abertura de novos mercados e a criação de linhas de crédito para empresas afetadas.

Gleisi Hoffmann ressaltou que a iniciativa não tem caráter retaliatório, mas sim busca mitigar os efeitos da sobretaxa sobre o setor produtivo e garantir a continuidade do fornecimento para políticas públicas essenciais. A ministra não detalhou, porém, a origem dos recursos que financiarão a medida, ressaltando que o impacto fiscal está sendo avaliado.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.