Ouvindo...

Veja como foi a reação de Motta e Alcolumbre sobre o ‘tarifaço’ de Trump contra o Brasil

Em carta divulgada nesta quinta-feira, presidentes do Legislativo cobraram diálogo e cautela nas negociações com a Casa Branca

Davi Alcolumbre (presidente do Senado) e Hugo Motta (presidente da Câmara)

Os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados divulgaram uma nota conjunta, na tarde desta quinta-feira (10), em resposta ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor novas tarifas de 50% a produtos brasileiros. A medida foi classificada pelo Legislativo como preocupante, mas será tratada com diálogo e cautela, segundo o texto.

Assinada por Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado e do Congresso Nacional, e Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara, a nota afirma que o Congresso acompanhará de perto os desdobramentos e ressalta que o Brasil já conta com ferramentas legais para reagir.

“Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania”, diz o comunicado.

Os parlamentares defendem que a reação brasileira ocorra nos campos diplomático e comercial, sem provocar instabilidade ou indisposição com a Casa Branca.

A chamada “Lei da Reciprocidade”, citada pelos presidentes do Legislativo, permite ao Brasil adotar medidas equivalentes contra países que discriminem produtos ou serviços brasileiros - o que pode abrir caminho para retaliações caso as tarifas anunciadas por Trump entrem em vigor.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio