Ouvindo...

Itamaraty convoca encarregado de negócios dos EUA após ataques a Moraes

Governo brasileiro manifestou ‘profunda indignação’ com publicações do Departamento de Estado e da embaixada americana nas redes sociais

A decisão foi tomada pelo Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores convocou, na manhã desta sexta-feira (8), o encarregado de negócios dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para expressar “profunda indignação” com publicações recentes do Departamento de Estado e da embaixada americana nas redes sociais.

Escobar foi recebido pelo embaixador Flavio Goldman, que chefia interinamente a Secretaria de Europa e América do Norte do Itamaraty. Segundo fontes do governo, Goldman criticou o tom e o conteúdo das mensagens, classificadas pela cúpula da diplomacia brasileira como “ingerência em assuntos internos” e “ameaças inaceitáveis” a autoridades nacionais.

Leia também

Na quarta-feira (6), dois dias após a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os perfis oficiais do Departamento de Estado e da embaixada acusaram o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de “flagrantes violações de direitos humanos” e o chamaram de “principal arquiteto da censura e perseguição contra Bolsonaro e seus apoiadores”. O texto ainda advertiu “aliados de Moraes” no Judiciário e em outras áreas para não “apoiar nem facilitar” suas ações.

Gabriel Escobar está à frente da missão diplomática em Brasília desde janeiro, após o retorno da embaixadora Elizabeth Bagley aos Estados Unidos. O governo Donald Trump ainda não designou um novo embaixador para o Brasil.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio