Ouvindo...

Dificuldade financeira do SAMU pauta audiência pública na Assembleia nesta quinta

Devido a restrições orçamentárias da União, municípios estariam com dificuldades de manter operações do serviço na ponta

Municípios estariam com dificuldades de manter operações do serviço

A insuficiência dos valores que são repassados pela União para custeio e atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Minas Gerais será tema de uma audiência pública, na manhã desta quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A reunião será realizada pela Comissão de Saúde a partir das 10h e foi solicitada pelo deputado estadual Doorgal Andrada (PRD).

De acordo com o requerimento que deu origem à audiência, o Governo Federal teria reduzido repasses para o sistema de atenção móvel, o que estaria pressionando os cofres de estados e municípios para manutenção do serviço.

Devido à queda nos repasses, consórcios municipais que administram os serviços estariam em déficit orçamentário, o que comprometeria o funcionamento do Samu na ponta.

Foram convidados para a audiência representantes do Governo Federal, Estadual e representantes do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG).

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.