‘Mamãe Falei’ reclama de perda de credenciais da COP e fala em disputar o Governo de SP

Ex-deputado teve mandato estadual cassado em 2022

Arthur do Val na COP 30, em Belém

O ex-deputado estadual e influenciador Arthur do Val, conhecido como “Mamãe Falei”, reclamou da perda das credenciais para participar da Conferência do Clima (COP) deste ano e afirmou que pretende retomar a atuação política.

Em entrevista à Itatiaia em Belém nesta quarta-feira (12), ele disse não descartar uma candidatura ao Governo de São Paulo nas eleições de 2026.

Segundo Arthur, a retirada das credenciais da COP foi uma “decisão política” e demonstra “falta de pluralidade” no debate ambiental. “Eu fui impedido de entrar, mesmo tendo feito o credenciamento dentro das regras. Isso mostra como o tema vem sendo tratado de forma ideológica”, afirmou ele.

Leia também

“Mamãe Falei” também comentou sobre o futuro político e disse que avalia disputar novamente um cargo majoritário. “Não descarto ser candidato ao Governo de São Paulo em 2026. Muita coisa vai depender do cenário, mas sigo com vontade de contribuir”, declarou.

O ex-deputado perdeu o mandato em 2022 após o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa aprovar a cassação por quebra de decoro, em razão de declarações feitas durante viagem à Ucrânia.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.

Ouvindo...