Ouvindo...

Contra a federalização da UEMG, associação de professores convoca greve e critica governo Zema

Proposta do governo Zema é incluir a universidade estadual no Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados com a União, o Propag

Associação dos docentes anunciou paralisação da UEMG contra federalização da universidade estadual

A Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (ADUEMG) convocou uma paralisação das atividades, a partir desta terça-feira (1º), como forma de demonstrar a insatisfação à proposta do governador Romeu Zema (Novo) para federalizar a universidade estadual para conseguir aderir ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados, o Propag.

“O motivo principal da paralisação é a luta pelo arquivamento do projeto de lei número 3.738/2025 de autoria do Governador Romeu Zema que autoriza a transferência da gestão da Universidade para a União e a transferência e/ou venda dos bens móveis e imóveis da UEMG”, diz o comunicado.

Audiência na ALMG

Nesta terça-feira (1º), uma audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (ALMG) discutiu o futuro da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e contou com a presença de três secretários do alto escalão do governo Zema.

A audiência tem como principal objetivo discutir uma possível transferência da UEMG para a União, como uma forma de abater a dívida de Minas Gerais.

A intenção do governo estadual é oferecer para a União a gestão da instituição de ensino, com a justificativa de que, desta forma, estudantes e servidores não teriam prejuízos.

O governo federal, no entanto, já sinalizou que não teria interesse em federalizar a universidade.

Estudantes, servidores e militantes da Associação de Docentes da UEMG (Aduemg) lotaram o Auditório José Alencar e também os espaços do lado de fora da Assembleia Legislativa.

A reitora da UEMG, Lavínia Rodrigues, também participa da audiência ao lado dos deputados estaduais e dos secretários.

Leia também

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.