Ouvindo...

Bolsonaro pede a Eduardo para evitar críticas a Gilmar e afirma que está conversando com ministros do STF, aponta PF

Ex-presidente disse ao filho que tem conversado com ministros do STF, e que a maioria teme sanções dos EUA

Eduardo e Jair Bolsonaro

Relatório da Policia Federal (PF) divulgado nesta quarta-feira (20) mostra uma conversa entre Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo Bolsonaro, deputado licenciado que hoje mora nos Estados Unidos. Por mensagem, o ex-presidente pede ao filho para que “esqueça qualquer crítica a Gilmar Mendes [ministro do STF]”.

Segundo a PF, o diálogo aconteceu no último dia 27 de junho. Durante a conversa, Eduardo enviou imagens que não foram recuperadas pela PF e perguntou se poderia compartilhá-las. O ex-presidente respondeu proibindo qualquer crítica a Gilmar.

Bolsonaro ainda disse ao filho que está conversando com magistrados do Supremo e que “todos ou quase todos, demonstram preocupação com sanções”. Na sequência, pede que a conversa continue por ligação.

Leia também

Leia as mensagens do ex-presidente abaixo:

“Esqueça qualquer crítica ao Gilmar”

“Tenho conversado com alguns do STF. Todos ou quase todos demonstram preocupação com sanções”

A conversa entre Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro foi incluída no relatório da PF que indiciou ambos sob suspeita de obstrução do julgamento da tentativa de golpe em curso no STF.

O diálogo ocorreu poucos dias antes de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar, em 9 de julho, o aumento para 50% da sobretaxa sobre produtos importados do Brasil.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.