Ouvindo...

Após rusgas em eleição do PT, Rogério Correia e Reginaldo Lopes aparecem lado a lado em palanque de Lula

Deputados federais escancararam crise no partido durante eleição interna em Minas Gerais, mas estiveram próximas em evento do presidente

Deputados federais Reginaldo Lopes e Rogério Correia sentam lado a lado em evento de Lula

Os deputados federais do PT Rogério Correia e Reginaldo Lopes apareceram lado a lado nesta quinta-feira (24) no palanque do presidente Lula (PT) em um evento na cidade de Minas Novas. Após um período de divergências entre os dois, que comandam grupos distintos dentro do partido, os dois se aproximaram na cerimônia onde o presidente anuncia investimentos para educação indígena e quilombola no município mineiro.

O racha entre os dois foi escancarado na eleição para a presidência do Partido dos Trabalhadores em Minas Gerais, que chegou a ser adiada. A disputa entre os dois grupos articulados por Lopes e Correia abrange desde questões programáticas internas até opções eleitorais.

A deputada Dandara Tonantzin era o nome apoiado pelo grupo de Reginaldo Lopes, que inclui nomes como Marília Campos e Cristiano Silveira. Leninha - vencedora no pleito -, por sua vez, era apoiada pelo grupo de Rogério Correia e contava nomes como Beatriz Cerqueira e Patrus Ananias.

O impasse que levou ao adiamento da eleição, inicialmente marcada para 6 de julho e que aconteceu no dia 15, começou no final de junho, quando a direção do PT indeferiu a candidatura de Dandara, alegando uma divida.

À época, Rogério Correia criticou a judicialização da disputa, classificando-a como um “absurdo” e uma “afronta aos filiados e militantes”. Ele também criticou Reginaldo Lopes, acusando-o de ter “traído as decisões do partido” ao apoiar o então prefeito Fuad Noman (PSD) na eleição de Belo Horizonte em 2024, em vez de sua própria candidatura.

Em resposta, o atual presidente do PT em Minas, Cristiano Silveira, apoiador de Dandara, classificou as declarações de Rogério como “demagogia barata”.

Leia também

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.