ALMG: deputados retiram venda do Estadual Central de projeto do Propag

Comissão da ALMG aprovou nesta terça-feira (9) um parecer que retirou imóveis do Estadual Central de lista elaborada pelo governo Zema para adesão ao Propag

Parecer aprovado em comissão da ALMG retira Estadual Central da lista de imóveis a serem vendidos no Propag

Após acordo costurado entre deputados da base e da oposição na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), um parecer aprovado nesta terça-feira (9) na Comissão de Administração Pública retira da lista de imóveis que serão vendidos ou privatizados em meio ao Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag) a Escola Estadual Governador Milton Campos, o Estadual Central.

O deputado Rodrigo Lopes (União) apresentou seu parecer retirando o prédio do Estadual Central da lista de imóveis que serão incluídos no Propag. A retirada de outros imóveis também foram anunciadas na sessão desta terça-feira (9).

“Vou fazer a retirada do parecer apresentado e fazer alterações neste substitutivo. Estamos retirando o imóvel de propriedade da Cohab, em fazenda em Santa Luzia, também a retirada de imóvel da Codemge na Fazenda Frimisa, também em Santa Luzia, também a retirada de imóvel da Codemge, do Expominas de São João del Rei, também a retirada do imóvel de propriedade de estado onde funciona o aeroporto de Curvelo, do aeroporto regional de Guanhães, aeroporto de Oliveira, retirada do imóvel de DER em Oliveira. Vamos fazer a inclusão do imóvel do Fórum de Montes Claros. E, por fim, anunciamos a exclusão do imóvel de propriedade do estado destinado ao funcionamento da Escola Estadual Milton Campos e do conselho estadual de educação de Belo Horizonte”, afirmou Lopes.

O relator afirmou que a retirada do Estadual Central da lista foi possível após um acordo firmado entre lideranças da ALMG, do Judiciário e do governo de Minas.

“Quero ressaltar o papel do presidente do TRF-6, desembargador Vallisney Oliveira, e do presidente da ALMG, Tadeu Leite. E também ao governo de Minas. Sem a construção junto ao governo, não teríamos avançado. Então, é importante destacar todos que participaram e discutiram o tema”, disse Rodrigo Lopes.

O Projeto de Lei 3733/2025 foi apresentado pelo governador Romeu Zema (Novo) e está na lista dos projetos voltados para a adesão de Minas no programa de renegociação da dívida com a União.

A deputada Beatriz Cerqueira (PT) comemorou a retirada do Estadual Central, mas fez críticas às propostas de vendas de imóveis do estado. “Tivemos uma vitória muito importante, com o foco que fizemos na retirada dos imóveis do Estadual Central. Outras emendas importantes foram acatadas. Celebramos essas vitórias. Mas somos contrário a esses projetos em sua essência, que é a venda de imóveis.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.

Ouvindo...