Ouvindo...

Alckmin cobra diálogo dos EUA após tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

Vice-presidente diz que Brasil quer negociar “sem contaminação política” e reforça que país nunca deixou a mesa de conversas

Alckmin

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira (24) que teve uma conversa “longa e importante” com o secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, sobre a tarifa de 50% imposta por Donald Trump à importação de produtos brasileiros.

Segundo Alckmin, o governo brasileiro reforçou a disposição em negociar e destacou a importância de manter o diálogo sem interferências políticas ou ideológicas. “O Brasil nunca saiu da mesa de negociação. Não criamos o problema, mas queremos resolver”, disse o vice-presidente, destacando também o papel ativo do presidente Lula nas tentativas de reaproximação.

Leia também

Apesar do esforço diplomático, ainda há incerteza sobre o canal de comunicação e o nível de interlocução com o governo norte-americano. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, admitiu dificuldades para dialogar diretamente com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. Segundo ele, as conversas ocorrem apenas em nível técnico e as decisões finais estariam centralizadas na Casa Branca, sob responsabilidade direta de Trump.

O governo brasileiro tenta, agora, ampliar a interlocução e busca formas de preservar a relação econômica com os Estados Unidos, mesmo em meio às tensões comerciais.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.