A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou, nesta quinta-feira (5), que mais de 50 mil árvores devem ser plantadas na capital neste ano. A promessa foi feita durante o lançamento do novo Plano Municipal de Arborização Urbana (Pmau), que tem ações voltadas ao plantio de árvores, educação ambiental e meio ambiente pelos próximos 20 anos. O lançamento aconteceu em solenidade no Parque Municipal Américo Renné Gianetti, no centro de Belo Horizonte, com a presença do prefeito Álvaro Damião (União Brasil).
De acordo com a prefeitura, o novo plano ambiental vai ser referência para todas as políticas de arborização da cidade, com diretrizes de proteção, planejamento, implantação, manutenção, gestão e expansão de áreas verdes. O documento vinha sendo elaborado desde o segundo semestre do ano passado, após a realização de 17 oficinas e dois workshops com representantes de áreas da sociedade civil, acadêmicos, membros do Executivo e empresários.
Segundo o prefeito Álvaro Damião, é preciso que seja incentivado o cuidado com o meio ambiente. “A gente começa a nossa Semana do Meio Ambiente incentivando as pessoas a cuidar da natureza, mostrando para as crianças das nossas escolas municipais a necessidade de cuidarmos da natureza, de separarmos o lixo, de poder cuidar da natureza, porque é cuidar do próximo, cuidar de si mesmo”, destaca o prefeito.
“Então, todos os incentivos que a gente puder fazer, mostrar para as pessoas que a gente está preocupado em como essas pessoas vivem e onde elas vivem, a gente vai mostrar. Nós voltamos com lixômetro para Praça 7, e as pessoas às vezes perguntam: ‘aquilo ali assusta a gente’... mas é para isso mesmo. É para você também se assustar com a quantidade de lixo que é colocado nas ruas todos os dias”, conclui.
O secretário municipal de Meio Ambiente, João Paulo Menna Barreto, explicou que o Plano Municipal de Arborização Urbana reúne várias novas práticas de melhoria do meio ambiente. “Na verdade, são vários planos, é um pacote de planos que foram lançados aqui hoje pelo prefeito Álvaro Damião, que consiste na educação ambiental, que é uma coisa importantíssima. A meninada de hoje já cresce sabendo do meio ambiente, do plantio de árvores”, pontua.
Ele ainda explica que, no ano passado, foram plantadas 40 mil árvores em Belo Horizonte e projeta que, neste ano, serão plantadas outras 50 mil. “Friso a importância de se construir sempre a quatro mãos, principalmente de mãos dadas com a sociedade civil, que tanto ajudou na construção do Pmau, que vai nortear a questão arbórea de Belo Horizonte pelos próximos 30, 40 anos. A sociedade civil foi extremamente importante para que esse plano saísse do papel e fosse entregue hoje pelo prefeito Álvaro Damião”, finaliza o secretário.