O deputado federal
Pedro Aihara (PRD) descarta disputar o Senado nas
eleições de 2026. Em entrevista à Itatiaia, o parlamentar explicou que pretende continuar no cargo para o qual foi eleito em 2022, na Câmara dos Deputados.
“
Meu projeto é, de fato, de dar continuidade ao trabalho como deputado federal. Assumi o compromisso de ir com o meu mandato até o final e irei cumprir”.
— disse para a reportagem.
No pleito de 2024, Aihara chegou a ser cotado para disputar as prefeituras de Belo Horizonte e Brumadinho.
O deputado ganhou notoriedade como porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) após o
rompimento da barragem do Córrego do Fundão, em 2019.
Na época,
ele negou os rumores e reforçou que as candidaturas, tanto em BH quanto em Brumadinho, “nunca estiveram nos planos”. Na nova entrevista, voltou a dizer que recebeu convites, mas que não tem interesse em disputar os cargos. “Entendo que minha atuação mais valiosa pode ser lá [no Congresso], então minha ideia é dar continuidade”, declarou.
Cenário de Minas em 2026
Na avaliação do parlamentar, o
cenário para o governo de Minas Gerais está “muito polarizado”. Embora não tenha citado nomes, Aihara afirmou que os “ataques”, “polarizações” e “brigas” dificultam o avanço de discussões legislativas.
Apesar disso, ele acredita que até o final de 2025 os nomes dos pré-candidatos estarão mais “desenhados”. “A partir disso, vamos poder selecionar qual é o melhor projeto para Minas”, concluiu.