Ouvindo...

Pedro Aihara descarta candidatura ao Senado e afirma que pretende continuar na Câmara

O parlamentar, que ficou conhecido por ser porta-voz do Corpo de Bombeiros durante a tragédia de Brumadinho, afirmou que quer dar continuidade ao trabalho na Câmara dos Deputados

Deputado federal por Minas Gerais, Pedro Aihara.

O deputado federal Pedro Aihara (PRD) descarta disputar o Senado nas eleições de 2026. Em entrevista à Itatiaia, o parlamentar explicou que pretende continuar no cargo para o qual foi eleito em 2022, na Câmara dos Deputados.

Meu projeto é, de fato, de dar continuidade ao trabalho como deputado federal. Assumi o compromisso de ir com o meu mandato até o final e irei cumprir”.
— disse para a reportagem.

No pleito de 2024, Aihara chegou a ser cotado para disputar as prefeituras de Belo Horizonte e Brumadinho.

O deputado ganhou notoriedade como porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) após o rompimento da barragem do Córrego do Fundão, em 2019.

Na época, ele negou os rumores e reforçou que as candidaturas, tanto em BH quanto em Brumadinho, “nunca estiveram nos planos”. Na nova entrevista, voltou a dizer que recebeu convites, mas que não tem interesse em disputar os cargos. “Entendo que minha atuação mais valiosa pode ser lá [no Congresso], então minha ideia é dar continuidade”, declarou.

Leia também

Cenário de Minas em 2026

Na avaliação do parlamentar, o cenário para o governo de Minas Gerais está “muito polarizado”. Embora não tenha citado nomes, Aihara afirmou que os “ataques”, “polarizações” e “brigas” dificultam o avanço de discussões legislativas.

Apesar disso, ele acredita que até o final de 2025 os nomes dos pré-candidatos estarão mais “desenhados”. “A partir disso, vamos poder selecionar qual é o melhor projeto para Minas”, concluiu.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.