Ouvindo...

Pedro Aihara fala em ‘boatos’ e diz que não será candidato em Brumadinho

Ex-porta-voz dos Bombeiros foi eleito em 2022 pela primeira vez com mais de 89 mil votos

Pedro Aihara (PRD) diz que possibilidade de candidatura à Prefeitura de Brumadinho foi “boato”

O deputado federal Pedro Aihara (PRD) confirmou que não será candidato à Prefeitura de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, nas eleições municipais deste ano. Ele atribuiu a possibilidade de candidatura a “boatos”, mas que isso nunca esteve em seus planos.

“Já até me abordaram algumas vezes sobre, mas entendo que na Câmara dos Deputados a gente tem oportunidade de fazer mais por Brumadinho e pelas causas de lá", afirmou à Itatiaia.

Aihara foi eleito deputado federal em 2022 com mais de 89 mil votos. Oriundo do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, ele se tornou conhecido por ocupar um posto de porta-voz da corporação em meio às ações de resgate de militares no rompimento da barragem de Brumadinho, em janeiro de 2019.

Na Câmara dos Deputados, ele integra a Comissão Externa que acompanha os acordos de repactuação dos desastre da Samarco, em Mariana, e da Vale, em Brumadinho.

Leia também

Verba indenizatória

Recentemente, Aihara foi citado como recordista em gastos com alimentação ressarcidos pelo Legislativo federal no primeiro semestre deste ano. Levantamento divulgado pelo jornal Estado de São Paulo mostrou que ele gastou R$ 10 mil em verbas indenizatórias em bares e restaurantes em todo o país, incluindo gastos com chopp em Copacabana, no Rio de Janeiro, salmão ao molho de maracujá, em Balneário Camboriú, arroz de polvo, em Maceió e vieiras grelhadas, também no Rio.

Ele se defendeu das acusações, ao dizer que gastos com alimentação são realizados em agendas de trabalho e que quaisquer irregularidades são corrigidas.


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.