Agora no rádio...

Programação ao vivo

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Candidata à presidência do PT em Minas, Leninha cita papel decisivo do estado na eleição de Lula

Deputada Leninha se lançou como candidata à presidência estadual do PT

Deputada Leninha se lançou candidata à presidência estadual do PT

Vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a deputada Leninha se lançou candidata à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores e defende uma aliança com todas as correntes para fortalecer a sigla no estado.

“Estamos construindo esse processo há mais de 40 dias, conversando com todas as forças internas do partido, estamos numa ampla aliança pela unidade do partido em Minas. Temos um número significativo de deputados federais apoiando esse projeto e foi um debate muito importante no sentido de reposicionar o partido no contexto da política nacional, ao governo federal e reposicionar o partido também em Minas Gerais”, avaliou Leninha.

A deputada reconhece o momento de dificuldade do PT em Minas Gerais, com o partido tendo resultados negativos nas disputas majoritárias ao governo de Minas e ao Senado nos últimos anos.

O caminho para superar as dificuldades, segundo Leninha, é buscar uma união interna e um diálogo com vários setores do campo progressista.

“Nós enfrentamos dificuldades nos últimos tempos para poder, por exemplo, lançar a candidatura ao governo Estado e ao Senado. Temos o desafio também de fazer o palanque de Lula em 2026, o desafio de aumentar nossa bancada estadual, nossa bancada federal. Então, são muitos os desafios colocados no contexto e as nossas conversas e diálogos nesse período”, diz a deputada.

“Temos o trabalho pela reeleição de Lula. É claro que nós vamos focar num trabalho de reconexão com as bases, porque a vida acontece nos municípios, nas comunidades, lá estão as pessoas. E nós precisamos reconectar esse trabalho no sentido de fortalecer o nosso projeto de país. Em Minas, temos um papel decisivo, um estado importante. É a velha máxima de quem ganha Minas ganha o Brasil. E a gente sabe que na eleição passada a gente venceu por uma diferença muito pequena”, avalia Leninha.

Além de Leninha, a deputada Dandara também se lançou na disputa pela comando do PT em Minas Gerais. Dandara vai encabeçar a chapa “Renovar a coragem por todas as Minas Gerais”.

Leia também

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.