O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o principal responsável pelas taxas aplicadas aos produtos brasileiros pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os dados são da pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (16), pelo jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com a pesquisa, 35% apontaram Lula como o principal culpado do
Em seguida aparece o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), citado como culpado por 22% dos entrevistados; e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL), citado por 17%.
O filho do ex-presidente está nos Estados Unidos e tem se articulado com lideranças do governo Trump para a aplicação de punições às autoridades brasileiras, como ministros do Supremo Tribunal Federal e seus familiares.
A pesquisa aponta que 15% dos entrevistados consideram o ministro Alexandre de Moraes, do STF, como o principal culpado pelo tarifaço.
Outros 7% não souberam responder e 3% afirmaram que nenhuma as figuras listadas é responsável. Jà 1% dos entrevistados dizem que todos eles (Lula, Bolsonaro, Eduardo e Moraes) são culpados.
O Datafolha realizou 2002 entrevistas em 113 municípios entre os dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança de 95%.