O Brasil anunciou, nesta segunda-feira (12), US$1 bilhão de investimento chinês em combustível renovável de aviação, o Sustainable Aviation Fuel (SAF), produzido no Brasil. O acordo foi fechado após uma rodada de reuniões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira (PSD) e do ministro da Casa Civil Rui Costa (PT) com os chineses, em Pequim.
O investimento será feito por meio da Envision Group e na criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em parceria entre a Windey Technology e a SENAI CIMATEC na área de energia renovável.
“O presidente atendeu separadamente várias empresas que vão investir no Brasil, fazer parcerias com instituições brasileiras, montar centros de pesquisa, e gerar desenvolvimento de tecnologia na área de energia”, disse o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Ainda segundo o petista, os investimentos colocam o Brasil em posição de destaque na produção mundial. “Concluímos uma audiência com um anúncio de investimento de US$ 1 bilhão para a produção de SAF a partir da cana-de-açúcar no Brasil. O Brasil se tornará um dos maiores produtores de combustíveis verdes de aviação”, explicou.