Ouvindo...

Governo Zema quer apresentar ‘pacote Propag’ para chefes de Poderes, e ALMG fica em 2º plano

Intenção do governador de acenar para outros Poderes foi mal recebida por parte da base, que ainda não teve acesso aos projetos

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema

O “pacote Propag” será apresentado na semana que vem aos chefes dos Poderes mineiros. A intenção é apresentar o pacote — que pode ser composto por oito projetos — aos presidentes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Luiz Carlos Corrêa Júnior, e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), Durval Ângelo. O procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso, chefe do Ministério Público de Minas, e a Defensora Pública-Geral, Raquel da Costa, também estariam entre os convidados.

O conjunto de projetos é fundamental para tirar do papel o Programa de Pleno Pagamento da Dívida dos Estados (Propag). O programa é tratado pelos deputados mineiros como a melhor solução para equacionar a dívida de Minas Gerais com a União, que já supera os R$ 160 bilhões.

Antes de encerrar a semana curta de votação na Assembleia, o líder do governo Zema no Parlamento mineiro, João Magalhães (MDB), disse que o governo pretende reunir os chefes de poderes na semana que vem.

“A princípio, na próxima semana, o Propag será apresentado aos presidentes de Poderes, depois, será apresentado aos deputados e remetido para a Assembleia. O primeiro passo é dar ciência aos presidentes de Poderes do conteúdo de cada projeto, para ninguém depois dizer que foi apanhado de surpresa”, explicou Magalhães.

“Não tem dia e nem horário cravados”, disse um fonte ligada à agenda de um dos chefes dos Poderes. A Itatiaia apurou que o governo ainda busca espaço nas agendas dos presidentes de Poderes para marcar o encontro, tarefa que não é fácil. Nesta segunda-feira (5), o governo deve se movimentar com mais intensidade para viabilizar o encontro.

Base de Zema ainda não teve acesso aos projetos do Propag

Apesar da importância do “pacote Propag’, o conteúdo dele é um mistério que ronda os corredores e gabinetes do Parlamento mineiro. A Itatiaia apurou com interlocutores que detalhes não foram antecipados nem para o presidente Tadeu Leite, responsável por definir como os projetos vão tramitar na ALMG,

Nenhum deputado, nem mesmo líderes da base de Zema, conseguem falar com propriedade ou mesmo superficialmente sobre o conteúdo dos projetos. Ouvidos por nossa reportagem, governistas disseram que nunca viram um esboço dos projetos e não souberam precisar sequer quantos PLs farão parte do pacote de Zema.

Reservadamente, parlamentares governistas demonstraram insatisfação e desconforto com a falta de interlocução com o governo. “Parece que a base vai tomar conhecimento dos projetos quase junto com a oposição”, disse um interlocutor no Parlamento.

Leia também

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.